A ESCOLA

A ESCOLA

ESCOLA É LUGAR DE SER FELIZ!

No ano 2000, a Escola Despertar abriu suas portas com a proposta de acolher crianças de quatro meses a quatro anos de idade. A qualidade do serviço, marcado principalmente pelo carinho e cuidado dedicados às crianças, chamou a atenção de muitos pais e fez a procura pela Escola Despertar crescer progressivamente a cada novo ano. Era o início de uma trajetória marcada por confiança, respeito e muito amor.

Buscando receber e atender da forma mais digna e confortável possível a crescente demanda que surgia, a escola passou por algumas mudanças de endereço e adaptações de seus espaços físicos, até chegar ao formato de hoje, atendendo Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A metodologia sociointeracionista de ensino-aprendizagem, do psicólogo russo Lev Vygotsky, adotada pela Escola Despertar valoriza os contextos históricos, sociais e culturais de cada criança para provocar nela a curiosidade e a vontade de aprender. Nessa visão, o conhecimento é construído progressivamente com a participação ativa da criança, o que proporciona segurança e autoestima. Uma criança que é valorizada no seu pensar e na sua opinião, se torna um adulto mais seguro para se expressar e se relacionar com o mundo.

Além da equipe pedagógica de alto nível de especialização para cada série e etapa da criança, a Escola Despertar está preparada para receber crianças com necessidades especiais, por isso conta com professores especialistas e experientes, que acolhem e elaboram o PEI (Plano de Educação Individualizado) para esses alunos.

A estrutura física acompanha e apoia a proposta da metodologia pedagógica, oferecendo espaços adequados, saudáveis, seguros e tecnológicos para cada atividade e cada momento do dia da criança.

Há 18 anos, fazemos faz parte da vida de muitas famílias e nos orgulhamos da história que construimos com cada uma delas.

robin leroy

A história de sucesso da Escola Despertar se confunde com a história de vida de Maria Carmem de Andrade Bernardes e com a de tantas famílias que confiaram a ela a educação de seus filhos.

Diretora da Escola Despertar há 14 anos, Maria Carmem se orgulha da caminhada humilde e vitoriosa de quem concluiu o Magistério e começou trabalhando como auxiliar de sala. Seu interesse genuíno e seu amor pela educação a levaram a ser professora e chegar à coordenação, até que, em 2004, surgiu a oportunidade de comprar a escola onde construiu sua carreira: a Escola Despertar.

Apaixonada pelo nome da instituição e tudo que ele representa, fez questão de mantê-lo, pois entende que tem tudo a ver com a sua visão de mundo que, a partir dali, seria colocada em prática todos os dias.

Uma visão de mundo que reconhece a escola como parceira dos pais na missão de educar os filhos, respeitando o papel de cada um, mas apoiando nas dificuldades, inseguranças e dúvidas.

Uma visão de mundo que vai na contramão do movimento que foca apenas o conteúdo cobrado pelos vestibulares e substitui a obrigação de decorar fórmulas e esquemas por atividades que fazem a diferença na vida das crianças, como a vivência artística, brincadeiras, cuidados com a horta, entre tantas outras que estimulam a formação de pessoas criativas, tranquilas e sensatas.

Após a formação em Psicologia e a Especialização em Neuropsicologia e Aprendizagem, são 14 anos de dedicação exclusiva à Escola Despertar. Maria Carmem vive para ver as crianças progredindo como seres humanos inteiros e integrais, para acompanhar o crescimento e vê-los formando e seguindo para os próximos desafios.

O sonho de ter uma escola que proporciona uma educação de qualidade respeitando a infância vem acompanhado de inúmeras responsabilidades – jurídicas e legais – que Maria Carmem faz questão de acompanhar de perto e cumprir à risca. Mas traz também o prazer de reconhecer no brilho dos olhos e no sorriso de cada criança os sonhos de seus próprios filhos, de chamar os pais pelo nome, de ouvir depoimentos desses pais sobre a escola e ter a certeza que está no caminho certo.

MATRÍCULAS 2019

Todos os pais querem sempre o melhor para seus filhos. A educação é uma das maiores contribuições para o futuro deles. Reserve sua vaga agora!